sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Fogão Wifi





            Eu ia escrever uma crônica sobre fogões hightechs, ia dar uma dica às grandes empresas. Cheguei em casa e quando fui jantar vi que a carne, o feijão e o arroz estavam queimados, então, vendo minha mãe sempre no computador, tive a ideia, não seria realmente estupendo um fogão inteligente?

            Eu ia dizer que as grandes empresas de eletrodomésticos se gabam por produzirem fogões com mais de 1 milhão de combinação de cores, mas até agora não desenvolveram nenhum que avisasse que a comida está pronta. Muito mais útil que um fogão colorido, seria um que apitasse, que de preferência fizesse o barulhinho do facebook sempre que a comida estivesse pronta.

            Ia dizer que, aliás, esse sim seria um produto atual, já que ajudaria às donas de casa de hoje em dia, que em vez de ficarem olhando as panelas no fogo estão vendo atualizações das redes sociais, gerenciando suas fazendinhas ou jogando Candy Crush, mas não vou adiante, já que este maldito fogão existe! Tive a ideia de pesquisar no Google e descobri que já produzem fogões assim, que enviam notificações para smarthphones! Dá pra acreditar? Esses desgraçados estão mesmo pensando em tudo.

            Caramba! Que raiva! Talvez você não saiba, mas é muito frustrante pensar que teve uma ideia ótima para fazer uma graça e ficar sabendo que ela está atrasada. O nome disso é coincidência criativa, mas eu gosto de chamar de coincidência chata pracarai. Mais que isso, a existência de um fogão assim elimina a possibilidade do conceito de um fogão assim servir para fazer brincadeiras.

            Pois só de mal me peguei aqui com meus neurônios e imaginei outras duas façanhas tecnológicas. Primeiro, um sistema pra armários para avisar o que tem e o que está precisando. É algo simples, você cadastra as compras pelo código de barra e conforme for tirando, uma interface colorida e amigável de um aplicativo do seu smarthphone alerta o que está faltando e manda você as compras. O segundo é uma máquina de lavar com um programa de previsão meteorológica. Assim, antes de lavar a roupa, você já fica sabendo se vai chover ou não. Então, não precisa contar com a sorte ou a intuição.

            Tem mais uma coisa. Se estão produzindo em larga escala fogões que fazem isso é porque as grandes empresas, em suas intermináveis pesquisas, detectaram a necessidade de um fogão com Wifi mandando notificações para smarthphones. Entendem? Isso quer dizer que milhares, senão milhões, de donas de casa estão agora mesmo deixando a comida queimar ou passar do ponto porque estão entretidas demais na frente de um computador.

            Vou ser mais claro: a internet está se tornando um sistema fechado ao mesmo tempo que está gerando novos problemas para os nossos cotidianos gera soluções e cada vez mais vamos ficando conectados, dependentes, parasitários. Onde esse mundo vai parar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário