sábado, 12 de setembro de 2015

A Lógica do Despropósito


01.
Depois que acontece e passa,
tudo de algum modo se articula,
se comunica e encaixa e
até o evento mais insólito
e fora de lugar faz sentido.

A gente olha pra trás
e pensa: nada foi em vão,
nem a dor, nem a alegria.

E até se admira
de ter dado tudo tão certin,
como no roteiro de um filme bom
onde só aparece o que importa à trama.

O negócio é que acho que isso
não é próprio das trajetórias,
mas de quem transita por elas.


02.
Estava lembrando coisas do passado,
então, parei pra pensar e pensei:
isso aí tá muito lógico pro meu gosto...

MUITO LÓGICO MESMO!

Fiz um pouco mais de força mental
e acabei percebendo que, de algum modo,
ao me recontar a minha história
eu estava omitindo muitos detalhes,

Por quê?

Claro que eu não ia fazer isso por mal,
tinha esquecido só, deixei passar.

Foi aí que pensei:

Todos os passos
levam a algum lugar
e tudo é caminho,
depois de chegar.


03.
Não acredito em destino,
assim que a história de cada um
só se dá, depois que já se deu,
não existe antes de existir.

Então, quando acontecida,
o passado emerge e
basta ligar os pontos,
fazer de causa, cada acaso.

A gente junta as pontas soltas,
faz nós e laços, assume que isso
foi por aquilo e aquilo por isso
e enfim, tem todo um conto
com começo, meio e fim.

E é aí, que somem as
incoerências, as eventualidades,
as vicissitudes,

Ou somem ou assomam
como parte da história
que, sempre e invariavelmente,
faz sentido.


04.
Tenho pra mim que a história
de cada um, de qualquer um,
se constitui mais sobre os acasos,
mais de desvios que de caminhos,

Mas depois que acontece,
cada um encontra um jeito
de justificar pra si cada passo
fora da rota.


05.
E daí? - é o que me pergunto
quando chego a conclusões
desse tipo.

E daí que a existência
não é teleológica!

A continuidade existe,
os eventos se encadeiam e tal,

Mas a finalidade que parece haver
em tudo na vida não está nas coisas
por que a gente passa, mas na gente
que passa pelas coisas.

É a gente que inventa fins
para que tudo seja meio
e exista algum sentido.



                                                          
Gostou?
Compartilhe.
Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário