quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Coisa de Escritor




Não é difícil convencer alguém de que um escritor tem uma relação especial com as palavras, porque é algo que está implícito, afinal, as palavras são sua matéria-prima. Mas essa relação especial é mais especial com algumas palavras do que com outras. Duvido muito que um autor não tenha predileções e não seja guiado por suas preferências quando está escrevendo, acho que isso é que faz seu estilo, seu modo de ser pelas palavras.

Quando você lida com palavras e espera encontrar nelas representações satisfatórias do que pensa, sente, imagina e por aí vai, acaba percebendo sutilezas em seus significados, no som, na forma como elas são escritas. Eu pensei em dar vários exemplos, mas agora que pensei nisso, as palavras se espantaram e simplesmente correram para longe da minha consciência. Só duas ficaram, talvez porque se compadeceram com o desamparo em que suas mães, irmãs, tias e primas de segundo grau me deixaram. A primeira é aturdido. A segunda: idiossincrasia.

Quando acordei uns dias atrás antes do despertador tocar, fiquei aturdido. Nem atormentado, nem atordoado, nem espantado, grogue ou lesão. Tem bastante tempo que não ouço essa palavra por aí, mas, ao descrever para mim mesmo os humores com que estava durante o ocorrido, nenhuma outra palavra ou coleção equivalente pareceu atender ao que pedia a situação.

Não adianta procurar no dicionário para perceber a diferença entre os verbetes que utilizei, vai procurar em vão a sutileza escondida na palavra aturdido que a distancia e destaca de termos parecidos. É algo pessoal, é como uma sensação e embora eu nem lembre quando ou como foi que conheci essa palavra, sempre que ela me ocorre eu sei que é ela que eu estava procurando.

Diferente de aturdido, cujo primeiro contato minha memória já não quer mostrar, eu lembro perfeitamente de ter lido idiossincrasia (a outra palavra que não deu no pé) em um dos poemas do Augusto dos Anjos e na época, quando li o que significava e o comparei com o uso que o poeta fez, fiquei besta e pensei é isso mesmo. EXATAMENTE ISSO!

Também nesse caso, não adianta correr pro Google procurar o significado da palavra, o sentido oficial que lhe atribuem tem pouco a ver com o sentido que ela ganhou para mim. Idiossincrasia é algo singular, é uma percepção só sua e de mais ninguém. É claro que eu posso usar um dos muitos sinônimos ou juntar palavras a fim de emular o significado de idiossincrasia, poderia até ser mais elegante, mais estiloso, mas não seria a mesma coisa.





                                          
Gostou?
Compartilhe.
Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário