sábado, 15 de outubro de 2016

DO(R)CÊNCIA




01.
Um monte de gente
se aproveitou de mim
quando eu era ingênuo,

Aí, tive que escolher:
ou deixar de ser besta
ou me acostumar
com a condição,

Fiquei com a opção
A.

E por isso, devo
agradecer aos sacanas
que arregaçaram a minha
inocência pueril, exatamente,
pelo arregaço?

Acho que não.

Mas tem gente
que pensa assim:
Ah, se não fosse eles,
tu não tinha aprendido.

Pode até ser,
MAAAAASSSS
– vamo lá:

Se não fosse eles,
eu não ia nem precisar
aprender.



02.
Fiquei imaginando como seria
chegar em cada malandro
com quem topei na vida,
estender a mão e dizer:

- Muito obrigado,
seu malandro!

Muito obrigado por ter
contribuído pra que eu
me tornasse um adulto
cabreiro,

Muito obrigado mesmo
por me fazer desconfiar
até da minha mãe e ver
maldade em todas
as pessoas,

NOSSA!
Tô tão agradecido!

Quase não deu trabalho
voltar a confiar nas pessoas,
quase...

Agradecer?
Hehehehehehe
Até parece!

Isso seria inaugurar
um novo tipo de
estupidez.



03.
Tava pensando também
nesse pessoal que se diz
grato à dor, porque se não
fosse a dor não teria
aprendido, não teria
crescido.

Como assim, cara
“se não fosse
a dor”???

A dor
não ensina
nada.

A dor
destina,

Mas
ensinar?

Não
ensina,
não!



04.
Quando digo que a dor
não ensina nada, quero
dizer que a dor não ensina
nada

Que preste!

Mas ela ensina,
sim.

Sabe o que a dor
ensina?

Ensina covardia e mesquinhez,
egoísmo, ensina a se armar
com o pior tipo de cinismo,
ensina sarcasmo e desprezo,

A dor ensina o desespero,
a dor ensina a fuga!

A dor é como a pulga
no brioco de um cão salsicha,

Já viu?
O bicho se espicha
todo e não chega lá,

Taí o que a dor ensina,
ensina que tem lugares
que não dá pra alcançar,

A dor ensina o medo, ensina
a correr e a se esconder, ensina
que não vale a pena, que não vale
o risco, que a tentativa é vã,

Que a razão
tá com os suicidas!



05.
Sofrimento não engrandece
ninguém, na verdade, ele
apequena o sofredor, ele
pesa e quando pesa muito,

Esmaga,

Sofrimento não ensina nada
a ninguém, se ensinasse
o mundo era cheio de gênios

E não é,

O mundo é cheio de gente
triste, cheio de gente oca,
gente amarga, sem sonho
e desesperançada,

E é assim,
porque essa gente
sofre.

Sofre e
não sabe o que fazer,

Sofrimento mata,
não faz crescer!

A dor não se transforma
em crescimento, não,
sozinha não!

O que transforma
a dor em crescimento

É a luta,
é a busca,
o enfrentamento.



06.
O cara sofre e tenta,
o cara sofre e insiste,
o cara sofre e vence,

Mas a nossa sociedade
tem problema com orgulho,
acha ruim e ponto!

Então,
o cara não pode se dar
nem um pouco de mérito.

Se ele bate no peito e diz
que deu conta do impossível,
é arrogante, é boçal, só quer
ser.

Se um cara dobra o destino
pra outro lado com a força
dos próprios braços, ele
não pode reconhecer a glória
disso,

Porque vai ser
recriminado,

Mas é isso, não é a dor,
não é a angústia
ou o sofrimento,

É o sofredor!

E mesmo assim,
só é ele, quando
ele luta.





                                                          
Compartilhar não dói!
Na foto: nosso amigo, Bukowski
Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário