sábado, 23 de julho de 2016

Moda, Fora de


01.
A moda nunca é
algo fácil - e ficar
na moda, nunca é
simples.

Nunca dá pra ficar
na moda com o que
a gente tem em casa,
nunca.

Nunca é só pegar
jornal velho, cola
e uma tesoura
sem ponta.

Sempre
tem um troço
e é aí que tá
o truque.


02.
Quando disseram
que a barba tava
na moda, eu até
ri.

Já tava
ligado.

Quando a barba
virou moda, eu
já sabia que não
seria só deixar.

Já!

Se fosse só deixar
crescer igual mato
em terreno baldio,
não era moda.

Pra tá na moda,
já falei, tem que ter
um negocinho,

No caso da barba,
tem que passar
um creminho,
uma cerinha,

Tem que pentear,
alisar, modelar,
dar dinheiro pro
barbeiro

E por aí vai.

Um saco,
mas moda
é isso.


03.
Vamos dizer que
vire moda mulher
usar cabelo preto,

Aí, todas as mulheres
de cabelo preto vão
pular de alegria,
automaticamente,
vão tá na moda

Né?

A lógica faz sentido,
mas não. A moda
tem outro sentido.

O preto da moda
não vai ser o preto
natural, vai ser o preto
blackout suburbano
nº 5.

Nem 6, nem 4
- 5.

E com certeza,
não vai ser só pintar
o cabelo.

Vai ter um corte certo
e mais uma pancada
de produtos e serviços
pra manter o cabelo,

Sem falar na porrada
de roupas e acessórios
pra acompanhar o
cabelo.

É tanta coisa pro cabelo
que você começa
a perdê-lo.

Mas é assim
que funciona.


04.
Não sei se todo mundo
lembra, mas um tempo
atrás, a moda era andar
jogadão.

Tipo Seu Madruga,
camisa farda, aquela
calça de estimação
e o tênis arregaçado.

Pô, eu só andava
assim, era um cross,
fazia parte do pacote.

Usava sempre
as mesmas camisas,
a calça mais nova
que eu tinha, na época,
tinha, pelo menos,
uns 4 anos de uso.

E os tênis, então,
era de terceira mão.

Vamo lá: a moda
era andar jogadão,
eu andava jogadão,
certo? Certo!

Então,
eu tava na moda,
certo? Errado!

Os felas vendiam
roupas novas com
aparência de velha,

Você consegue pegar
o absurdo disso?

Mas ainda pior,
o pessoal ia lá
e comprava.


05.
O pessoal falava
que a moda era
andar jogadão,
mas não era.

Porque eu andava
jogadão, mas ninguém
dizia que eu tava na
moda.

A moda, de verdade,
era comprar roupa
nova com aparência
de velha.

O mais estúpido de tudo,
contudo, era o pessoal
que me via jogadão
e dizia:

Só quer ficar na moda,
né? Mas não tá não,
viu?


Esse que é o foda
da moda, ela se apropria
do que é legítimo, edita
e desvirtua a legitimidade

E aí, a simulação passa
a ter mais valor que
o próprio referencial,

A cópia tentando
substituir o original.

O exemplo taí:
o imbecil que comprava
roupa nova com aparência
de velha era considerado
mais autêntico que o cara
realmente jogadão -

No caso,
eu.

E eu tô aí,
até hoje...



                                                           
Gostou?
Compartilhe.
Tá na moda!

Um comentário: