sábado, 4 de julho de 2015

Sísifo é uma PORRA!


Quem alcança seu ideal, vai além dele.
- Nietzsche




01.
Não é uma sensação muito boa
olhar pra si e sentir que ainda não é isso,
que, apesar dos esforços cotidianos,
ainda se é um tristonho arremedo
do ser pretendido,

Algo ainda falta,
talvez pouco, talvez muito,
não importa, importa que falta,

A mão se ergue em vão
ao céu que escapa, o troféu
da vitória recente se despedaça
e tudo o que deixa na estante
da comemoração: espaço.

E a visão incômoda desse espaço
permanentemente se interpondo
entre o anseio e a coisa ansiada,
me faz pensar se vale a pena.

Descanso as mãos, as chagas,
largo o cinzel com que venho
escavando muro atrás de muro,
parado diante desse outro muro,
e já adivinhando os outros muros mais
que ainda haverão por escavar.

Sísifo, a pedra, e o inútil da subida:
o ponto de chegada sempre um novo
ponto de partida.


02.
Quantas vezes a noite
me pareceu mais escura
e o abismo sob os pés mais fundo
porque me assediava essa
angústia de andar, andar, andar
e não chegar nunca
a lugar nenhum?

Perdi as contas.
Mas aprendi:

Não sou mais o menino
sonhando em ser homem,
sou o homem tentando abrir,
ao custo dos dedos em frangalhos,
frestas suficientemente grandes
por onde varar o Impossível.

A porra é séria.


03.
Não sou Sísifo, não tente
me enganar, meu cansaço:
as pedras que levo ao topo
da montanha ficam lá,

Se volto a descer é porque ainda
não tenho todas as pedras
que almejo em minha coleção.

E se de vez em quando sinto o que
estou sentindo, é porque cresci
e cresceram comigo os meus ideais.

Não chegaria até aqui se não
me fizesse outro, e esse outro,
que agora sou, quer mais que
aquele outro, que deixei de ser.

É, portanto, natural
que esteja insatisfeito
e queira adiantar o pé
noutro passo adiante.

É, portanto, bom sentir
que de tudo, algo ainda falta,
porque

O que me falta
me move.



                                                                                
Gostou?
Compartilhe.
Valeu!


*Imagem retirada do clipe The Unforgiven, do Metallica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário